terça-feira, 12 de março de 2013

Família Salesiana:“Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade.”



Queridos alunos/as, Professores, ex-alunos, funcionários e leigos que fazem parte da comunidade educativa Salesiana.

Iniciamos mais um ano na nossa caminhada educativa- pastoral na Escola Estadual Maria Auxiliadora. A estreia 2013 do nosso  Reitor- Mor Dom Pascual Chávez Villanueva  nos motiva a viver o ideal da pedagogia  Salesiana, ressaltando a dimensão do anúncio do Evangelho, é direcionado de modo especial aos jovens.

É da essência da Escola Salesiana ser portadora do Evangelho , como expressão da caridade pastoral do Cristo Bom Pastor, que é o ícone da educação Salesiana, como nos colocou o nosso pai Dom Bosco.

Esse anúncio é feito com alegria e esperança. A escola Salesiana evangeliza-educando e educa- evangelizando. Motiva o jovem/a a ser protagonista do seu tempo, assumindo sua responsabilidade com o mundo . A comunidade educativa Salesiana é lugar de salvação de todos nós, sobretudo dos jovens, que são nossos destinatários preferenciais.

A nossa abordagem, também agora, não é só intelectual. De um lado, é certamente necessário o estudo profundo da Pedagogia Salesiana a fim atualizá-la segundo a sensibilidade e as exigências do nosso tempo.

Hoje, os contextos sociais, econômicos, culturais, políticos, religiosos, nos quais estamos a viver a vocação e a realizar a missão salesiana, estão profundamente alterados. Por outro lado, para a fidelidade carismática ao nosso Pai é igualmente necessário fazer nosso o conteúdo e o método  da sua oferta educativa e pastoral.
No contexto da sociedade de hoje, somos chamados/as a ser santos/as educadores como ele, entregando a nossa vida com ele, trabalhando com e pelos jovens.

“O evangelho da alegria caracteriza toda história de Dom Bosco e é a alma das suas múltiplas obras. Captou Dom Bosco o desejo de felicidade presente nos jovens e demonstrou o a sua alegria de viver, com expressões quais alegrias, pátio, festa; mas jamais deixou de indicar a Deus como fonte da verdadeira alegria”

Que tenhamos um ano cheio de realizações, motivadas pelo evangelho e que elas nos ajudem a edificar, definitivamente, o Reino. Que sejamos iluminados pelas grandes motivações para 2013: o ano da Fé, a Jornada Mundial da Juventude em julho, no Rio de Janeiro e a preparação para  o bicentenário de Dom Bosco em 2015.
                                                                                                        
Texto: Irmã Fabiana Santos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário