quinta-feira, 21 de março de 2013

Fala do Professor - A chegada das irmãs Salesianas em Alto Araguaia



Conta-nos na origem de nossa cidade que em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya (como era chamada Alto Araguaia), a primeira escola mista da povoação e que a primeira escola primária só foi montada no ano de 1915. A resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, só aconteceu em 1921, através da Resolução nº 837.   Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.
A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927, com a vinda das primeiras irmãs: Marta Cerutti, Maria de Abreu, Assunta Fabbri e Joaninha Priuli, que vieram para abrir caminhos e fecundar a terra. Assim foi criado o Instituto Maria Auxiliadora que nasceu das forças dos métodos educacionais de D. Bosco e Madre Mazarello.  
Os salesianos chegaram aqui em 1920 para trabalhar com os meninos da região, em seguida surge a ideia de chamar para Alto Araguaia as Irmãs Salesianas para trabalhar com as meninas, tendo em vista que muitas delas já estudavam internas em escola salesianas de Cuiabá e Araguaiana.
Sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos.Ao longo dos tempos teve que se ir modificando por conta das exigências da região e da juventude Araguaiense. Passando então, a pertencer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato, que atendia as meninas das fazendas da região funcionou até o ano de 1986. 
Desde então a Escola Estadual Maria Auxiliadora, uma casa de Educação Salesiana, prima pela formação integral da juventude, oferecendo educação do 1º ao 9º anos, no regime ciclado, conforme determina o sistema de ensino para o estado de Mato Grosso.
Vivemos em uma época conturbada, cheia de transformações e questionamentos. A ciência e a tecnologia continuamente nos trazem novos produtos, que nos dão conforto e facilitam nossa vida, ao mesmo tempo, constatamos uma progressiva perda dos valores humanos e sociais mais preciosos. 
Os dias de hoje nos obrigam a pensar bastante sobre o progresso e futuro. Como nos preparar para ele? Buscar a modernidade, ajustando-se ao progresso dos nossos dias, mas sem esquecer a sólida formação humana e cristã, tem sido a linha de pensamento das Irmãs Salesianas, presentes desde 1927 em nosso município.
Bibliografia:
- PPAP ( Plano Político de Apoio Pegagógico)da Escola Estadual Maria Auxiliadora:
- http://altoaraguaia.mt.gov.br/historia

 


*Sandra Rosimere Hermes dos Santos – Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2001/1) e Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2009). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira também pela UNEMAT (2006). Atua como professora do Ensino fundamental há 14 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário