quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fala do Professor - Os desafios do ensino de Língua Inglesa na escola pública.



 
De acordo as orientações curriculares do Estado de Mato Grosso o ensino de Língua Inglesa dá oportunidades de acesso aos conhecimentos específicos da língua, bem como à cultura a ela atrelada, de maneira que o estudante possa valorizar a sua própria cultura e reconhecer-se como cidadão de um mundo globalizado, respeitando assim a diversidade existente.

Hoje o inglês é considerado uma língua mundial, e é através desta língua que podemos ter acesso em escala mundial, via internet e por outras redes de comunicação, à informação e ao conhecimento e, portanto, expandindo outras oportunidades de aprender.

O ensino da Língua Inglesa é de grande relevância para as mudanças culturais, econômicas e sociais que atravessam o mundo e o nosso estado, por isso faz se necessário que nossos alunos aprendam de forma efetiva a Língua Inglesa para que estejam realmente inseridos neste mundo globalizado em vivemos.

O ensino da Língua Inglesa na escola pública para o professor se torna um desafio, pois temos que trabalhar com turmas numerosas, alunos desinteressados pela língua, falta recursos didáticos. Tais aspectos configuram situações de impossibilidade total ou parcial para trabalhar bem as quatro habilidades de forma igualitária. 

Mesmo diante das dificuldades encontrada fazemos o possível para que as habilidades sejam abordadas em sala de aula, desenvolvendo atividades que contemplam: (leitura, fala, escrita, audição/compreensão).

Apesar dos obstáculos que a escola pública enfrenta para ensinar a Língua Inglesa, acredito que é possível o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, desde que haja professores comprometidos em ensinar e alunos empenhados em aprender. 
 



                                                                                                                                                     
 
*Miriam Gomes Rezende Farias – Formada em Letras (licenciada em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela UNEMAT. Participa do Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa da CAPES, na modalidade ensino de Língua Inglesa. Professora da disciplina de Língua Inglesa na Escola Maria Auxiliadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário